sexta-feira, 18 de março de 2011

Alemanha

Alemanha.
   A Alemanha fica localizada na Europa. A população absoluta é de 82.056.775 e a área é de 356.733 km² fazendo a densidade demográfica de 239 hab por km². Isso é um número alto em relação ao do Brasil que é de 23 por km², então o Brasil é mais desenvolvido nesse ponto, pois quanto menor a população, mais fácil é de atingir um raio maior da população com projetos e investimentos do governo.

 Densidade demográfica é a média de população por km². Ele é calculado dividindo a população pela área.   A taxa de mortalidade (o número de pessoas que morre por ano) é de 11 por mil. A do Brasil é de 6 por mil.O crescimento vegetativo é de -0,086%, ou seja, morre mais pessoas do que nasce, o que é bom porque mostra que o país tem um controle da população(com campanhas, etc.) mostrando que é um país desenvolvido. A do Brasil é de 0,98%, mostrando que é menos desenvolvido do que a Alemanha.


   O IDH é de 0,885. Um país de alto desenvolvimento. Diferente do Brasil que é de médio desenvolvimento com 0,79. O IDH é baseado em: Expectativa de vida, PIB per capita e escolaridade.Expectativa de vida tem haver deque se a população vive bastante, o país tem recursos como medicina, alimentação e medicamento.A expectativa de vida da Alemanha é de 80,2 anos, a do Brasil é de 72,9. Outro fator mostrando que o Brasil é menos desenvolvido que a Alemanha.

Outro dado que define o IDH é o PIB per capita. PIB é a produto interno bruto, riqueza que o país produz por um ano. PIB per capita se calcula assim, o PIB do país dividido pelo número de habitantes. Ele é um fator que define o IDH por que se ele tiverum PIB per capita alto, a população será mais rica e terá uma condição de vida melhor.O PIB per capita da Alemanha é de 40528 US$.

A escolaridade também é um fator importante. Ela mostra que o país tem uma população informada, preparada para o futuro, etc.


Curiosidades:
- Os metrôs da Alemanha não têm catraca, o povo compra o bilhete, mas não tem ninguém a quem mostrar esse bilhete.
- Não há limite de velocidade nas estradas (apenas uma recomendação para não ultrapassar 130 km/h, nunca seguida); Ah, e fazem um desperdício de cimento, porque a pista, tem 70 cm de espessura, de puro concreto.
- Um jovem, para adquirir a carteira de motorista, leva quatro anos de escola. As aulas são feitas em conjunto com o colégio.
- Nas estradas, todos os carros andam nas pistas da direita e as pistas da esquerda ficam vazias para os carros mais velozes.
-Os caixas automáticos dos bancos ficam nas ruas, em plena calçada! E não tem ninguém tomando conta. E ainda funcionam a noite inteira
- As calçadas têm espaços livres que são desperdiçados com pessoas ao invés de deixar o elemento mais importante de uma cidade - os carros - tomarem conta. E aí, para resolver esse contra-senso, os alemães constroem um monte de garagens subterrâneas.
- Os jornais do dia ficam empilhados e tem uma caixinha do lado onde você coloca uma moeda e leva um jornal, e não tem ninguém ali para cobrar

5 comentários:

  1. Gostei bastante desse trabalho. Só acho que deveria comparar a Alemanha com outros países, sem ser o Brasil.

    Monica Fonseca

    ResponderExcluir
  2. O texto esta bom,mas um pouco cumprido(a parte das curiosidades).
    Deveriam rever, mas esta bom.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não esta ruim,apenas com textos paragrafos muito grande
    Bruninho

    ResponderExcluir